Eleições

Conheça as propostas de governo dos candidatos à Prefeitura de Caçapava do Sul

30/10/2020 17:26
 

A redação do Portal Farrapo entrou em contato com as assessorias dos candidatos à Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul e solicitou um resumo dos planos de governo, com limite de até 2 mil caracteres e foto do candidato para publicação.

Desta forma, os textos a seguir são de livre apresentação e responsabilidade dos candidatos, a equipe do Farrapo não editou o material recebido.

Confira um resumo da explanação do plano de governo dos candidatos de acordo com o espaço estipulado, em ordem alfabética pelo nome que consta no registro de candidatura.

 

*Antonio Celço Silveira Rodrigues - PT

 

Programa de Gestão Inovadora que reúne esforços para qualificar a prestação de serviços públicos, modernizar a máquina administrativa, melhorar a situação financeira interna e otimizar recursos.

Programa de Humanização do Atendimento nas instituições de saúde, usando ferramentas de educação continuada e de psicologia institucional, atrelado às reivindicações dos sindicatos e associações. Melhorar o sistema de marcação de consultas, evitando longas filas de espera.

Programa Renda Básica, para as famílias em vulnerabilidade social, nenhuma criança de 0 a 6 anos, viverá com menos de R$100,00 por pessoa na família.

Programa de Inclusão Digital, com a possibilidade de construção do conhecimento e o acesso às ferramentas digitais para todos os alunos, com o objetivo de democratização da tecnologia. Ampliação do atendimento na educação infantil, a partir da busca ativa por crianças na faixa etária de 0 a 3 anos e de consulta pública sobre a demanda das famílias. Proporcionar atendimento das creches até às 19 horas.

Programa Porteira Adentro, que visa fornecer ao produtor rural assistência técnica, parcerias com MPA, patrulhas agrícolas regionalizadas, apoio e incentivo a introdução de novas culturas na agricultura e pecuária familiar, correção de solo com calcário, e inseminação artificial.

Programa Coopera Caçapava, tem objetivo de fomentar um novo modo de organizar a produção, a comercialização, as finanças e o consumo do município. Apoiar os empreendimentos econômicos e solidários e suas redes de cooperação, além de promover a educação para a economia solidária e geração de empregos no município.

Programa Turismo Cidadão, planejados e executados de forma participativa, respeitando os princípios da sustentabilidade econômica, ambiental e sociocultural. O programa tem como objetivo sensibilizar a comunidade para o Turismo e a Cultura, bem como informar sobre as opções que Caçapava do Sul tem a oferecer para o usufruto da própria comunidade.

 

 

*Darlan Freitas Pereira - PSB

 

Nossa plano de governo tem 40 projetos detalhados. Aqui temos apenas 2 mil caracteres para expor nossas ideias, mas você pode acessar nosso plano de governo completo através do site www.darlan40.com

CALÇAMENTO NOS BAIRROS: Criaremos a usina municipal de calçamento com blocos de concreto. Contrataremos caçapavanos para calçar as ruas, gerando emprego e renda para quem vive aqui. 

SAÚDE: Contratação de médicos, para atendimento nos postos de saúde da cidade e do interior. Fila zero no posto com triagem e agendamento rápido. Sanar a falta de medicamentos na farmácia da prefeitura e um sistema de tele entrega de medicamentos, para acamados e idosos.

ESTRADAS: Vamos tratar das estradas rurais em duas perspectivas: Assistência Emergencial e Projetos de Recuperação. No âmbito emergencial serão sanados problemas de acesso e gargalos no escoamento de produção. No âmbito dos Projetos de Recuperação implementaremos um núcleo de gestão de projetos de recuperação das estradas rurais e ruas dos bairros, com o intuito de realizar uma manutenção com maior durabilidade, reduzindo o retrabalho e desperdícios.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Criaremos a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico e um amplo programa de qualificação profissional gerando oportunidade para todos.

CASA DE MARIA: Um abrigo temporário para mulheres vítimas de abusos e violência, terão apoio psicológico e jurídico e um programa de qualificação profissional e recolocação no mercado de trabalho para que essa mulher consiga se emancipar economicamente.

AMPLIAÇÃO DO HORÁRIO ESCOLAR: Para que o horário escolar acompanhe o horário do comércio, para que as mães que trabalham em horário de comércio possam buscar seus filhos na escola.

ÁGUA NO CAMPO: Perfuração de poços artesianos familiares em parceria com a universidade e a comunidade, custeados através de um financiamento onde o beneficiário pagará apenas a metade do valor, com parcelamento em 48x. 

CASAS POPULARES: Programa municipal de financiamento para construção de moradias populares, parte do investido vem de recursos municipais e outra dos moradores em um financiamento de 120 meses.

FUNDAÇÃO DAS ARTES: Cursos de música, dança, teatro, artes visuais, empreendedorismo e comunicação, além de promover o futuro irá gerar emprego para os artistas locais como instrutores do projeto.

 

*Giovani Amestoy da Silva - PDT

 

Na SAÚDE, realizamos mais de 4 mil testes de Covid-9, disponibilizamos álcool-gel e máscaras gratuitas; desinfecções de locais e barreiras sanitárias. Criamos o Centro de Triagem De Covid-19 -24h; o Centro Materno Infantil, efetuamos reformas nas ESFS, compramos mais de 12 veículos para os usuários (1 Unidade Móvel De Saúde com consultório médico e odontológico, 1 Uti Móvel); Ampliaremos as contratações de profissionais e programas; os Mutirões de Castração Animal e os projetos Consultório Na Rua; Projeto Cuidar +; O serviço de Farmácia nas ESFs; além das obras de ampliação do CAPS, Policlínica e Samu.

Na EDUCAÇÃO, implantamos quadras cobertas nas Escolas; Terminamos a Creche da Vila Henriques parada há 12 anos; Reformamos a Emei Pedacinho de Gente que estava interditada; Criamos a 1ª Escola de Ensino Integral e faremos + Ensino Integral (Escola Eliana); + Valorização dos professores; Criação do Centro Multidisciplinar; Aumento das Vagas em Creche; Ampliação do horário de atendimento; mais esportes; Centro de Línguas e Informática e Central de Matrículas.

Na ASSISTÊNCIA SOCIAL, concluímos o Cras Floresta; realocamos o CREAS, fizemos a entrega de mais de 4 mil cestas alimentares na pandemia, além de mais de 3 mil usuários atendidos mensalmente no Bolsa família; fizemos campanhas, além do 1º Casamento Comunitário. Implantaremos o vale-gás; o "Construa sua casa"; a Sala de Cursos profissionalizantes; a sede própria do Cras Sul e mais ações.

PARA O DESENVOLVIMENTO, vamos auxiliar mais Meis e Empresas, ampliaremos Codesc e Núcleo do Empreendedor; Fortaleceremos o Sistema de Inspeção Municipal; a Sala do Produtor Rural; Implantaremos o calçamento e saneamento em mais 100 quadras nos bairros (já fizemos mais de 12 calçamento de ruas de bairros e 26 de asfalto); terceirizaremos + estradas do interior; vamos Modernizar o Plano Diretor; Criaremos a Rota das Oliveiras e o parque de Conservação da Cascata e + eventos.

Mais em www.giovaniamestoy.com

 

 

*Luis Carlos Taschetto - MDB

 

De maneira abrangente, real e viável é possível transformar Caçapava do Sul em uma cidade à serviço dos seus cidadãos. Baseado nas principais necessidades e anseios da população, a proposta de trabalho foi elaborada com base em dois pilares fundamentais para garantir o desenvolvimento do município: modernização e crescimento.

Para modernizar a administração municipal serão implantados novos programas de gestão, com a instalação de três módulos: controle de demandas, controle de projetos e sistema de controle gastos. Desta maneira, todos os setores e secretarias estarão interligados, garantindo a transparência e eficiência das informações e demandas solicitadas pela comunidade.

Entre as principais ações a serem desenvolvidas para o crescimento do município, na área da saúde, destacam-se a destinação de uma unidade móvel de saúde para atendimento rural, agendamento on-line de consultas e atendimento domiciliar para pacientes com dificuldade de locomoção, que necessitem de fisioterapia ou enfermagem.

Já para a área da educação e esporte é necessário equipar e garantir o acesso a internet para as escolas, bem como a valorização dos profissionais, ampliação dos horários das EMEIs e o incentivo da ocupação de espaços públicos para a prática esportiva, são ações a serem desenvolvidas.

A limpeza e conservação dos espaços públicos, implantação da coleta seletiva, ampliação do saneamento básico e pavimentação nos bairros são ações voltadas a melhorias na infraestrutura da cidade. A criação de uma incubadora industrial e a retomada do Distrito Industrial aliado a um programa de orientação empreendedora serão algumas das ações para incentivar a geração de empregos e renda.

Também estão previstas ações estratégicas voltadas ao turismo, cultura, desenvolvimento da agricultura e da área rural. Estas são apenas algumas ações do plano de governo do Taschetto e do Marcelo, nas redes sociais e no site: www.taschettoparaprefeito.com.br você pode acessar o material na íntegra.

 

*Rosane Coradini Abdala- PP

 

A partir de janeiro de 2021, eu e o Barreiro vamos trabalhar muito na retomada da economia e focar em melhorias na Saúde, Infraestrutura urbana e rural, investimento na Educação e Assistência Social.

Na Infraestrutura, vamos ampliar o asfaltamento nas ruas centrais e investir na pavimentação das ruas principais de cada bairros, além de criar um programa para amenizar os problemas de saneamento básico, reforma das praças e construção de espaços de lazer e esporte nos bairros, manutenção permanente das nossas estradas rurais, fortalecimento da patrulha agrícola e construção de açudes e bebedouros para os pequenos agricultores.

Na saúde, vamos criar a farmácia móvel, o ESF Rural, reabrir a UTE do Hospital de Caridade, projeto Bairro Saudável, criar o Fila Zero, onde as consultas serão marcadas por aplicativo ou por telefone, reativação do Cartão Caçapava Saúde, retomada das cirurgias eletivas e criar um Centro de atendimento Odontológico.

Na Assistência social, vamos criar o programa Caçapava Mais Igual, para atender os beneficiários do Bolsa Família no primeiro ano do Pós Pandemia, retornar com as oficinas do CRAS, programa habitacional e criar uma casa para acolhimento das mulheres vítimas de violência.

Já na Educação vamos retornar com os uniformes escolares, continuar pagando o piso do magistério, retornar com o CIPP, retornar com o Projeto Caçapavanos no Mundo, ampliar as vagas da educação infantil e aumentar a autonomia financeira das escolas, além de garantir um transporte escolar seguro e uma alimentação escolar de qualidade.

Vamos retornar com a ACF de futsal, valorizar o esporte com escolinhas de futsal e vôlei gratuitas para crianças carentes, organizar os campeonatos municipais e fortalecer os jogos escolares.

A geração de emprego e renda também será uma prioridade, com parcerias através do SINE, ACIC e CDL, para fomentar o emprego e aquecer a economia, bem como investir em qualificação para os nossos jovens.

Política Pública para coleta seletiva do lixo, continuidades dos projetos em andamento e buscar mais de R$ 4 milhões em emendas parlamentares durante os quatro anos, além de um programa de Desenvolvimento, Acessibilidade e Inclusão Social.

 

*Zauri Ferreira de Castro - PL

 

GABINETE DO PREFEITO

Criar uma assessoria especial no Gabinete do Prefeito para dialogar com o

Poder Legislativo.

 

ADMINISTRAÇÃO

Assegurar o pagamento do funcionalismo em dia;

Providenciar a manutenção de insalubridade para as Agentes de Saúde e da periculosidade para os Agentes de Vigilância;

Promover revisão do Plano de Carreira do funcionalismo público.

 

CULTURA, TURISMO, ESPORTE E LAZER

Apoiar a iniciativa privada no setor turístico,

Reorganizar o Calendário de Eventos do munícipio.

Construir o Mirante dos Lanceiros;

Promover atividades culturais em espaços públicos.

 

PLANEJAMENTO

Recuperar o prédio interditado da Prefeitura Municipal, reduzindo os gastos com aluguéis;

Continuar a urbanização dos Bairros Sul e Promorar;

Criar o Conselho de Desenvolvimento de Caçapava do Sul (CONDESCA), em substituição ao  COMUDE;

Reimplantar o estacionamento Rotativo ouvindo o CDL.

Reorganizar a coleta seletiva de lixo;

Aderir ao projeto ZONA SEGURA, em parceria com a Brigada Militar;

 

EDUCAÇÃO

Valorizar o magistério público municipal;

 Implantar o ensino agrícola na EMEF Patrício Dias Ferreira;

Contribuir para a construção da sede do SIMPRONG;

Implantar uma clínica com atendimento especializado para os corpos docentes e discentes.

 

OBRAS

Recuperar a Usina de Asfalto, montar uma fábrica de lajotas e criar equipe de calceteiros. 400 quadras em 4 anos.

Melhorar e manter, durante o ano todo, as estradas do interior.

 

DESENVOLVIMENTO E INTERIOR

Oportunizar o acesso a práticas agroecológicas;

Promover, no interior, o descarte adequado dos resíduos sólidos;

Implantar o Programa PORTEIRA A DENTRO, em parcerias com a União das Associações Rurais (UAR) e os Sindicatos Rurais.

 

SAÚDE

Não deixar faltar medicamentos na farmácia da prefeitura;

Implementar o atendimento pediátrico e odontológico no Pronto Atendimento;

Implantar o atendimento da Unidade Móvel de Saúde para o interior;

Garantir o fornecimento de EPI’s às Agentes Comunitárias de Saúde;

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Garantir segurança alimentar às comunidades desassistidas, promovendo o

PROGRAMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL pós Pandemia;

Garantir os programas que desenvolvem as políticas de igualdade racial e

gênero;

Desenvolver novo loteamento habitacional para famílias de baixa renda.

 



Topo