Saúde

Programa para as pessoas pararem de fumar será oferecido em Caçapava do Sul

Profissionais da saúde estão recebendo capacitação. Projeto deve iniciar em agosto para usuários da área da Policlínica Municipal

 

Foto: Reprodução

Foto: Divulgação/Prefeitura
Abandonar o cigarro não é uma tarefa fácil. Sabendo que o tabagismo é uma doença epidêmica que causa dependência física e psicológica– e que está relacionada ao agravamento de várias outras doenças, muitas delas incapacitantes e fatais, como o câncer –, o primeiro passo para parar de fumar é ter determinação e escolher uma data para ser o primeiro dia sem cigarro.

Pensando nisso, o Município de Caçapava do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo - INCA, capacitando inicialmente dois profissionais da área da saúde, Dra. Rosemari Teresinha Machado Werlang e a Psicóloga Priscila de Araújo Menezes, para coordenação do primeiro grupo municipal de cessação do tabagismo.

O Programa é destinado a ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido. Ele consiste de uma abordagem ativa e pragmática, em que os participantes são incentivados a aplicar o que aprenderam com o Programa em outros aspectos da sua vida.

O grupo é um projeto-piloto e será ofertado inicialmente para os usuários da área da Policlínica Municipal, com previsão de início para Agosto deste ano e posteriormente será estendido para as demais unidades de saúde. Através do Programa, o participante contará com apoio médico, psicológico e medicamentoso, aumentando assim suas chances de sucesso no tratamento.

Comunicação da Prefeitura / Caçapava do Sul