Cultura

Maria Rita Py Dutra: o personagem negro na literatura nacional

Por farrapo.rs
12/04/2019 13:39
 

Maria Rita é uma importante ativista do movimento negro (Foto: Divulgação)
A ativista do movimento negro, professora, escritora, pesquisadora e colunista do Diário de Santa Maria, Maria Rita Py Dutra também é presença confirmada na 29ª Feira do Livro de Caçapava.

Maria Rita foi uma das responsáveis pela implantação da política de cotas raciais na UFSM. Aos 70 anos, tornou-se a primeira mulher negra doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O título foi conquistado em agosto de 2018. Sua tese de doutorado falava sobre a inserção de estudantes cotistas negros, egressos da UFSM, no mercado de trabalho.

Ela também é coordenadora do GT Negros: discutindo relações étnico-raciais em Santa Maria/NECON, e está vinculada ao Núcleo de Estudos Sobre Memória e Educação – Povo de Clio, coordenado pelo Professor Doutor Jorge Luiz da Cunha, orientador da tese de doutorado de Maria Rita.

Durante a feira de Caçapava, Maria Rita irá abordar "O Personagem Negro na Literatura Nacional", quais as contribuições dos autores negros para a literatura. Além da palestra, a escritora irá ministrar uma oficina.


Por farrapo.rs

Farrapo