PROMOÇÃO CURTA A COPA - CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS
  Geral

Presidente do TRE-RS visita Cartório Eleitoral de Caçapava do Sul

Por Eduardo Schneider
16/05/2018 14:57
 

Foto: Eduardo Schneider

O chefe do Cartório Eleitoral de Caçapava do Sul, Fábio Macedo, juntamente com sua equipe de trabalho, recebeu a visita do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul, o desembargador Carlos Cini Marchionatti, na manhã desta quarta-feira, dia 16.

O objetivo da visita do desembargador foi conversar com servidores, juízes e promotores das Zonas Eleitorais sobre assuntos pertinentes a Justiça Eleitoral. Carlos Marchionatti também falou sobre as instalações do Cartório de Caçapava:

“É uma honra estar em Caçapava. Como presidente do TRE, tenho obrigação de visitar as Zonas Eleitorais. As instalações do Cartório neste município estão em boas condições. Isto é importante porque é nos Cartórios que se faz o atendimento aos eleitores. A Justiça Eleitoral deve atender bem o eleitor e realizar as eleições”, disse.

O desembargador também falou sobre o processo de recadastramento biométrico: “É um processo que possibilita maior segurança na identificação do eleitor, mediante as digitais. Vai formar um banco de dados de mais de 145 milhões de pessoas. Sem dúvidas, é um avanço para a segurança da identificação do eleitor e um passo importante para a confecção de um único documento: a Identidade Civil Nacional”.

O secretário de administração do TRE-RS, Vital Cappellari Corrent, e assessores do desembargador também participaram da visita. Cappelari disse que no Estado são 173 Zonas Eleitorais, sendo 10 Zonas Eleitorais ficam na capital gaúcha. Também comentou sobre a estrutura física dos Cartórios e do quadro de pessoal na Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul:

“Nossa estratégia de ocupação de imóveis é através de locação, com exceção de Pelotas e Caxias do Sul, que tem prédios próprios. Esta medida gera economia aos cofres do Estado. Quanto a nossa estrutura de pessoal, é estável. Temos uma realidade no país de contenção de gastos. Acaba refletindo na estrutura de pessoal, mas de um modo geral, temos uma estrutura boa nesse sentido. Temos apoio das forças armadas, dos serviços terceirizados e requisitados das Prefeituras, o que gera uma estrutura estável”, explicou.


Mudanças no TRE-RS

O desembargador Carlos Marchionatti realiza visitas aos Cartórios Eleitorais do Estado, desde 2017. Caçapava do Sul foi uma das últimas cidades a serem visitadas, já que ele deixa a presidência do TRE-RS na próxima semana.

Quem irá assumir o cargo é o desembargador Jorge Luís Dall'Agnol, que foi escolhido pelos membros do Pleno, em eleição realizada no dia 25 de abril de 2018. O magistrado ocupava, desde maio de 2017, as funções de vice-presidente, corregedor e ouvidor da instituição.

A nova vice-presidente, escolhida na mesma ocasião, será a desembargadora Marilene Bonzanini. Ela também acumulará os cargos de corregedora e ouvidora do Tribunal.

A posse dos novos presidente e vice-presidente ocorre no dia 25 de maio, às 15h, no Plenário do TRE-RS.


Por Eduardo Schneider

Farrapo