CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS
  Lavras do Sul - Especial

Ator Paulo José será homenageado em Lavras do Sul nesta semana

Programação especial envolve atividades nos dias 26, 27 e 28 de outubro

Por farrapo.rs
23/10/2017 15:59
Atualizada dia 26, às 14h30min.
 

Ator Paulo José completou 80 anos neste ano (Foto: Reprodução)
“Uma homenagem dos filhos da terra, ao filho da terra”. Este é o slogan da homenagem da comunidade de Lavras do Sul para o ator Paulo José. O município organiza uma série de atividades especiais no Ginásio de Esportes que são dedicadas ao “guri” de Lavras e do mundo.

Na quinta-feira, dia 26, será exibido o documentário "Todos os Paulos do Mundo", às 21 horas. O documentário é um apanhado dos trabalhos os quais Paulo José participou no teatro, cinema e televisão ao longo de sua trajetória de arte e vida.

Todo o material será mostrado na Exposição "80 Anos de Vida e Arte Paulo José - Um Guri de Lavras e do Mundo".

Na sexta-feira, dia 27, a partir das 19h30min, haverá apresentação do projeto pedagógico “Dos filhos da terra para o filho da terra”. A abertura será a cargo do grupo Movimento Livre “Luz, Câmera, Ação!.

Após, serão apresentadas as equipes, desfile de alunos caracterizados de personagens interpretados por Paulo José, apresentação de danças e apresentação da história do grupo Relaxados.

No sábado, dia 28, último dia da programação, ocorre uma representação de cenas de filmes estrelados por Paulo José, às 19h30min. Depois será exibido um filme biográfico sobre o ator e apresentações musicais. 

As homenagens ao ator Paulo José são promovidas pela Prefeitura de Lavras do Sul e Instituto Dr. Bulcão.

 

Homenagem através de vídeo conferência

Paulo José não assistirá as homenagens diretamente de Lavras do Sul. A Farrapo vai instalar uma antena no Ginásio especialmente para o evento. Paulo José,  que teve pneumonia, inclusive passando por internação hospitalar, não poderá deslocar-se a grandes distâncias, por recomendação médica.

Mesmo assim, estará com os lavrenses, através de vídeo conferência, segundo informações do blog Panorama Lavrense. Na ocasião, também haverá a exposição da vida artística do ator, onde os Lavrenses poderão conhecer sua trajetória  como ator e diretor de teatro, cinema e televisão desde 1956, quando começou em Porto Alegre no teatro universitário.

 

Vida e obra de Paulo José

O ator Paulo José ficou conhecido pela carreira marcante no cinema, teatro e televisão. Já participou de mais de 50 filmes, 25 novelas e 21 séries e minisséries. 

Na Globo estreou diante das câmeras na novela Véu de Noiva, de Janete Clair. Como diretor, participou de Casos Especiais, Aplauso, Caso Verdade e Agosto, entre outros.

Entre os papeis marcantes interpretados por Paulo José estão Macunaíma (1969), O Primeiro Amor (1972), Explode Coração (1995), Policarpo Quaresma, Herói do Brasil (1998) e O Palhaço (2011).

O ator nasceu em 20 de março de 1937 e foi estudar em Bagé aos 10 anos de idade. Começou a carreira como ator e diretor em Porto Alegre e começou a atuar na área em São Paulo nos anos 1960. 

Por Eduardo Schneider


Por farrapo.rs

Farrapo